Páginas

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

A Fada Oriana

Autor: Sophia de Mello Breyner Andresen

Título: A Fada Oriana

Editora: Figueirinhas

Ano de edição: 2010

Nº de páginas: 82  


Sinopse / apreciação crítica

Era uma vez uma fada chamada Oriana. Era bonita e guardava uma floresta, que lhe tinha sido entregue pela rainha das fadas. Ela cuidava de toda a gente e de todas as coisas, mas tinha um carinho especial pela velha que vivia sozinha e ajudava-a muito.

Um dia Oriana estava ao pé do rio e viu um peixe que estava muito aflito e quando olhou para o rio viu o seu reflexo e reparou na sua beleza. O peixe, dia após dia, cultivou nela a vaidade e ela foi abandonando a floresta. De vez em quando ainda ia visitar a velha, mas depois esqueceu-a por completo.

A rainha das fadas viu o abandono da floresta e ficou muito zangada, por isso tirou-lhe as asas e a varinha de condão. Oriana ficou muito triste. A rainha das fadas disse-lhe que só lhe devolveria as asas e a varinha de condão se fizesse algo para as merecer. Passados alguns dias, Oriana avistou a velha muito cansada e cega que se aproximava de um abismo. Oriana, mesmo sem asas, saltou para o abismo e agarrou a velha. Nessa altura, apareceu a rainha das fadas, que lhe devolveu as asas e a varinha de condão. Então, Oriana levantou a sua varinha de condão e ficou tudo encantado.

Mafalda A.,  7.º Ano

Sem comentários:

Enviar um comentário